sábado, 9 de maio de 2009

México fora de torneios da Conmebol!

Em notícia do Globoesporte.com, a Federação Mexicana de Futebol divulgou que suas equipes não voltarão a aceitar convites para participar dos torneios da Conmebol até que ela, que reúne as entidades de dez países, lhe garanta um tratamento igualitário e respeitoso. Assim, o México deixaria de participar da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Eu tenho um pensamento diferente da FMF: Na minha opinião o México sempre foi tratado como um estranho no ninho e nunca teve um tratamento igualitário na Libertadores, desde a época que os clubes mexicanos passaram a fazer parte do torneio.

Isso não é de hoje e nada tem a ver com preconceito ou a gripe suína. Eu entendo que o México, como país pertencente a América do Norte, nunca deveria participar de um torneio sul-americano e que a participação dos mexicanos, no meu entender, sempre foi por razões mais financeiras que esportivas. Tanto é que os próprios clubes mexicanos sempre deram mais importância aos torneios locais que nas competições da Conmebol. Talvez por isso nunca ganharam sequer uma Libertadores.

Quer mais tratamento desigual que dar a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes para todos os campeões da Libertadores EXCETO os clubes mexicanos? Isso já prova que os clubes do Mexico já eram tratados desigualmente desde a sua entrada na competição. A vaga da América Central já existe no Mundial de Clubes, e Pachuca e América já disputaram a competição no Japão.

Para mim a questão do México decidir estar fora dos campeonatos sul-americanos só torna a Libertadores e a Copa Sul-Americana genuinamente torneios sul-americanos e ponto final. Me lembro que a Conmebol queria até convidar clubes japoneses para a competição, descaracterizando ainda mais o torneio. Ainda bem que isso não aconteceu.

Enfim, a iminente saída dos clubes mexicanos vai tornar a competição mais genuína, como era antigamente. A Federação Mexicana poderia dar mais valor ao torneio de sua região, que já dá vaga para o mundial e, assim, fortalecer ainda mais as confederações do mundo todo.

Saudações tricolores!


*Texto retirado do Blog do Daniel Perrone.

Um comentário:

Unknown disse...

http://www.youtube.com/user/realfootballfan